♥Curiosidades♥

Simplesmente F5 ♥

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Origem do dia das crianças e os brinquedos antigos.

 
O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.


Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!

Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto.
A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.



 

Comprar o Aquaplay

Forte Apache



SUPER HÉROIS GULLIVER

 Maquiagem da Barbie


Pião de Madeira

domingo, 26 de setembro de 2010

As bactérias


As bactérias decompõem o lixo orgânico, enriquecem o solo e são usadas para fabricar vinho, cerveja, vinagre, queijo e iogurte. Agumas bactérias vivem no intestino de seres humanos e animais e contribuem na digestão. Embora muitas doenças infecciosas seja causadas por bactérias, há relativamente muito poucas espécies produtoras de doenças, se comparado ao grande número das que são úteis e inofensivas. Bactérias são diferentes dos vírus, pois elas são capazes de se multiplicar fora de uma célula viva, enquanto que os vírus somente crescem e se multiplicam em células vivas.


Cultura de bactérias observado em placa de petri

•Vida e crescimento de uma bactéria

Embora as bactérias ocorram em uma grande variedade de ambientes, elas são mais abundantes em lugares úmidos e de temperatura moderada. Muitas bactérias morrerm se expostas a temperaturas secas ou extremas. Algumas bactérias, contudo, são capazes de resistir a essas condições - certos tipos sobrevivem transformando-se em endosporos. Um endosporo é uma célula inativa contendo o DNA de uma bactéria, cercado por uma fina cobertura protetora. Alguns endosporos podem sobreviver por séculos e voltar a ser uma bactérias quando as condições ambientais se tornarem favoráveis.

Bactéria estreptococo, que cresce em cadeias
A maioria das bactérias são heterotróficas, isto é, elas obtêm comida de outros organismos. Outras bactérias são autotróficas, isto é, elas produzem sua própria comida. Bactérias heterotróficas geralmente se alimentam de matéria orgânica morta, embora algumas espécies sejam parasitas. A maioria das bactérias autotróficas usam energia da luz do sol para produzir comida por meio da fotossíntese

Bactérias causadoras de doenças

Bactérias causadoras de doença, ou patogênicas, são parasitas de organismos vivos. As bactérias entram nos humanos de diversas formas. Bactérias do ar entram por abrasões na pele ou passando diretamente para nariz, garganta ou pulmões. Elas causam doenças como difteria, coqueluche, infecções por estafilococos, infecção da garganta causada por estreptococos, tétano e tuberculose. Outras bactérias entram no corpo por meio de comida ou água contaminada. Elas causam doenças como febre tifóide, desinteria, cólera e botulismo.
Bactéria da salmonela, que causa envenamento da comida
Bactéria do antraz, fatal para animais

domingo, 29 de agosto de 2010

O início de uma vida


O que é isso? Você pode perguntar. São fotos do momento exato da ovulação na mulher, é claro !
Fotos tão nitidas como estas são as primeiras, e foran tiradas pelo doutor Jacques Donnez na Universidadee católica de Louvain em Bruxelas, enquanto fazia uma histerectomia parcial.
Essas fotos incrivelmente detalhadas mostram o início da fase reprodutiva humana. O liberação do ovo é considerado um momento súbito e explosivo, mas nessas fotos o evento durou ao menos 15 minutos.



                                                                             
 (Momento em que o espermatozóide começa a penetrar no óvulo.)
                                                         
Os ovócitos ou oócitos, são células germinativas femininas ou células sexuais produzidas nos ovários dos animais. Resultam de um processo fisiológico denominado oogénese (ovogénese, oogênese ou ovogênese).
(Embrião humano com 10mm na quinta semana de gestação.)

                                                                                                 
Medindo pouco mais de 1 cm e com 6 semanas, ele
começa a mostrar sinais de minúsculos membros, os 
membros se iniciam como protuberâncias, duas na
porção superior do embrião e duas na porção inferior.


(28 semanas de gestação)


(39 semanas de gestação) 

O Parto

Parto normal – É o método mais aconselhado pelos médicos. Isso porque o parto normal ocorre mais tranquilamente e os riscos de infecções, abscessos e acidentes anestésicos são bem menores do que a cesariana. Além disso, a recuperação no pós-parto é muito mais rápida e a mulher pode voltar logo às suas atividades. 
Parto na água – Esse tipo de parto é pouco praticado no Brasil, já que não é muito convencional. É realizado em uma banheira confortável de água quente e tem o intuito de relaxar a mamãe, para que o parto seja mais fácil e tranquilo. Nem sempre essa prática é uma boa opção. O bebê pode aspirar água para o pulmão, o que pode levar a sérias complicações respiratórias para ele.

Parto de cócoras – É inspirado no parto indígena, mas sem precisar ficar no chão da maternidade. Para expulsar o bebê, a mulher fica de cócoras, acomodada em uma cadeira especial. O diferencial é que a gravidade ajuda na saída da criança, diminuindo as dores e uma grande vantagem é que, por conta de uma maior liberdade de movimento, a compressão de alguns vasos sangüíneos é menor do que em partos realizados com a mulher deitada.
Parto com fórceps – O parto com fórceps alto é uma técnica antiquada e era comumente aplicada a partos feitos com cesariana. O fórceps alto é um instrumento em forma de duas colheres metálicas, utilizado em momentos complicados do parto, com o objetivo de puxar o bebê que está com dificuldade no período expulsivo. 



Os filhos são educados como se fossem ficar toda a vida filhos, sem nunca se pensar que eles se tornarão em pais.
                                                          August Strindberg






quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Dia do estudante



Dia do Estudante-11 de agosto


Dia 11 de agosto: data escolhida para homenagear todos os estudantes.

O dia do estudante é comemorado no dia 11 de agosto. No mesmo dia , no ano de 1827,D. Pedro I criou no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e outro em Olinda. Antes da criação dos mesmos, todos que apresentavam interesse em compreender melhor o universo das leis  tinham que se deslocar até Coimbra,Portugal.

Na cidade de São Paulo, o curso acabou sendo acolhido pelo convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII.

Com anos após o curso de direito ter sido criado, CelsoGand Ley  propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Representa também uma ocasião favorável para se reflete sobre o acesso a educação e sua qualidade.


Sugestão de atividades
1- Manual do bom estudante:cada um faz o seu manual ilustrado e expõe para a turma.
   2-  Pesquisa de notícias de jornais e revistas que denunciem a dificuldade das crianças ás escolas.


1- Nunca atrase a entrega dos seus trabalhos;

2- Nunca esqueça de devolver os livros da biblioteca na data certa;


3- Nunca cole, estude;


4- Nunca finja que está doente para faltar a aula;


5- Nunca esqueça de levar um presentinho para o seu professor no dia dos professores;


6- Nunca fale junto com o professor durante uma explicação, isso queima o seu filme;


7- Nunca fique com dúvidas, pergunte sempre, mesmo que a pergunta pareça idiota;


8- Nunca sente no fundão, a galera dessa região da sala é sempre vista com maus olhos;


9- Nunca falsifique um atestado;


10- Estude sempre, pois assim você será o destaque da turma, sem ser chato e CDF, claro!!!






segunda-feira, 19 de julho de 2010

domingo, 6 de junho de 2010

Meio Ambiente

O que você está fazendo para ajudar na preservação no nosso planeta?  
A Natureza pede Socorro. 

Não polua os rios, pois você estará destruindo a vida que existe neles.
Não polua o ar, pois você estará causando um mal a você mesmo.


Não desmate as árvores que ficam ali, pois você estará ajudando a causar o efeito estufa.



Não pratique o tráfico de animais, porque você estará colocando a vida deles em perigo.
A Natureza agradece e em troca lhe oferece essas imagens:
A Cadeia Alimentar.
 

O Carinho com o outro, mesmo que não seje da mesma espécie.



A diversão na Hora de Comer.



Onde Cabe um, Cabem dois. O importante é estarmos juntos.


Nos ensina a cuidar dos nossos.  



A não desistir nunca.



E que as vezes devemos nos divertir um pouco.
Estar sempre pertinho da família.




 Cuide bem
  da Natureza, pois sempre terá alguém te observando.
Inclusive eles!!!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Plantas Carnívoras



Plantas carnívoras são plantas com a habilidade de capturar animais e, através de enzimas digestivas, extrair compostos nitrogenados para seu próprio aproveitamento. São normalmente habitantes de solos pobres e encharcados, com pouca disponibilidade de nitratos (essenciais para a síntese da molécula de clorofila), dependendo assim do nitrogênio contido nas proteínas dos animais.


As presas são atraídas pelo odor do néctar secretado por minúsculas e numerosas glândulas, presentes em maior quantidade na superfície interna da armadilha. Quando sugando o néctar, é difícil não tocar nos "gatilhos".

Nepenthes Sibuyanensis 
  
As plantas do gênero Nepenthes são as que possuem as maiores armadilhas, que podem alcançar até meio metro de altura cada e armazenar até cinco litros de água. Com frequência elas capturam presas grandes.



 Drosera Spatulata kansaihabit 
Armadilhas do tipo folhas colantes são as mais simples, e encontradas em algumas famílias sem parentesco próximo. Basicamente, são glândulas colantes espalhadas pelas folhas ou até pela planta toda. As presas são, na maioria, pequenos insetos voadores. Esse tipo de armadilha é encontrado em Byblis, Drosera, Drosophyllum, Ibicella e Triphyophyllum.

sábado, 29 de maio de 2010

Engenheiros da Natureza


Assim como nós, o pássaro também constrói suas casas.

Para construir seus ninhos, os pássaros utilizam materiais como palha, gravetos, barro, capim entre outros.
A ferramenta utilizada por eles é o bico, com o qual escolhem e juntam o que vão usar na construção.
Observem estas imagens, os ninhos construídos pelos pássaros são diferentes uns dos outros.






Nome:João-de-pau
Família: Furnariidae
Nome Científico:Phacellodomus rufifrons



Nome:João-de-barro
Família: Furnariidae
Nome Científico: Furnarius rufus





Nome:João-de-barro
Família: Furnariidae
Nome Científico: Furnarius rufus








Nome: Rolinha Roxa
Família Columbidae
Nome Científico: Columbina Talpacoti







Anus branco protegidos pela Mamãe




Ninho de Curité




 Casa de Cupim



Casa de Marimbondo 




Formigueiro
 





Já o nosso amigo Jabuti mora em sua própria casa.
Que legal levar a casa por onde for!!!
 

borboleta

borboleta
amor