♥Curiosidades♥

Simplesmente F5 ♥

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Contagem regressiva para a Copa de 2010


Em 2010 acontecerá a primeira copa do mundo já realizada no continente Africano. Os preparativos estão a todo vapor e cinco novos estádios foram construídos. É a primeira vez que a região terá estádios especialmente dedicados ao futebol. Sob o antigo governo do Apartheid, os estádios eram construídos exclusivamente para o rúgbi e o críquete.

 Ainda em fase de Construção

Nossa! Que luxo!



O Peter Mokaba será construido na cidade de Polokwane, no norte da África do Sul, e será um dos nove estádio que sediará os jogos da Copa do Mundo da África do Sul de 2010.

O nome foi atríbuido ao estádio em homenagem a um dos grandes ativistas político na luta contra o Apartheid Social. Peter Mokaba nasceu e morreu em Polokwane e, devido a seus ideais, se tornou exemplo para os sul-africanos.
A construção do Green Point custou cerca de 1 bilhão de reais, ou 4,5 bilhões de rands, a moeda local.
Todos os estádios serão palco para os melhores jogadores do mundo.




Esta será a bola oficial da "Copa de 2010" 

 E esta, será a (nossa) taça do Grande CampeãoMundial

Vamos torcer para que o nossos jogadores nos proporcionem momentos de pura alegria do começo até sermos  o CAMPEÃO da "Copa de 2010.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia do Planeta Terra

Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos e, esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta.
Desconhecido.


O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais.

Não temo nossa extinção.
O que realmente temo e receio
é que o ser humano arruine o planeta
antes da sua partida. 

domingo, 18 de abril de 2010

Índio - Figura importante da nossa História


História do Dia do Índio
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. 




Origem da data 
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.




Origem da data 
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.




sábado, 17 de abril de 2010

Monumento Floriano Peixoto

Monumento Floriano Peixoto

Objetivo

Retratar o monumento “Marechal Floriano Peixoto” foi retratado com a bandeira republicana, ao lado de uma mulher que, com suas mãos, aponta para o futuro da nação.

Parte Interessante

Na parte inferior, aparecem representações dos portugueses, dos africanos e dos indígenas.

Observação Importante

Mesmo com toda a propaganda republicana, muitas pessoas continuaram sentindo que não faziam parte da nação brasileira, pois se passaram muitos anos até que todos pudessem participar da política brasileira, por meio de voto e da organização de movimentos populares.

Personagens de Monteiro Lobato


Monteiro Lobato

 




Nasceu em Taubaté, São Paulo, no dia 18 

de abril de 1882. 

Em homenagem ao seu

nascimento, neste dia comemora-se o 

          Dia Nacional do Livro Infantil.



Casou-se com Maria Pureza da Natividade, em 28 de 

março de 1908. Do casamento vieram os quatro filhos: 

Edgar, Guilherme, Marta e Rute.


Personagens do Sítio
Monteiro Lobato desenvolveu seis personagens fixos: Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Tia Nastácia, Visconde e Emília. Junto com esses personagens aparecem envolvidos nas aventuras os personagens ocasionais. Todos eles são fundamentais e importantes para a criação desse universo infantil, sem haver diferenciação de importância para a narrativa.

Dona Benta 



Seu nome completo é D. Benta Encerra Bodes de Oliveira. Avó ideal, divertida sem deixar de ser educadora. Inteligente e culta, enérgica e compreensiva, sensata e carinhosa, realista, mas capaz de aceitar as mais fantásticas brincadeiras

Tia Anastácia 

 

Símbolo idealizado da raça negra, afetuosa e humilde. A habilidosa senhora vive fazendo o sinal da cruz e dizendo para tudo: "Credo!”
Alguns chamam Lobato de racista por criar essa personagem preta e ignorante. Entretanto, dentro do universo literário, não há preconceito racial, uma vez que Tia Nastácia é respeitada e querida por todos, apesar de ter seu lugar delimitado.

Visconde de Sabugosa

Foi criado pelas hábeis mãos de Tia Nastácia, a partir de um sabugo de milho. O pavor dele são as galinhas, por ter tomado umas bicadelas nos botões de sua casaca. Pegou bolor e morreu, mas Emília guardou o sabugo e Tia Nastácia fez outro novinho. Obediência servil aos mandos de Emília, que não respeita sua sabedoria e nobreza. Uma representação da crítica ao adulto culto e professoral



Emília

Também veio das mãos de Tia Nastácia. Não falava como qualquer boneca, mas engoliu uma pílula falante dada pelo Dr. Caramujo e abriu a torneirinha.
Única personagem que evolui no universo lobatiano, sendo fundamental para a sua compreensão. A boneca mostra-se como um protótipo mirim do super-homem e representa os desmandos capitalistas (ela ordena).
Com sua vontade de domínio e exacerbado individualismo, é obstinada em conseguir as coisas e mantém seu ponto de vista ou opinião. Transbordam seu espírito de liderança e a curiosidade aberta.
Por ser boneca e não gente, pode apresentar todos os pecados infantis: mal criação, egoísmo infantil, rebeldia, birra, teimosia, interesse e certa maldade ingênua.

Narizinho 
            


Lúcia, a menina do Narizinho arrebitado, mora com D. Benta. É descrita como uma menina inteligente e meiga.
"Narizinho tem sete anos, é morena como jambo, gosta muito de pipocas e já sabe fazer uns bolinhos de polvilho bem gostosos" (apresentação da personagem em Reinações de Narizinho)



Pedrinho

Vive na cidade e escreve cartas à prima programando as aventuras de suas esperadas férias no Sítio. "Pedrinho não podia compreender férias passadas em outro lugar que não fosse ao Sítio do Picapau Amarelo" (Viagem ao céu). Tão corajoso que não tinha nem medo de onça, curioso e com espírito aventureiro.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

As estátuas mais estranhas do mundo !







  A estátua ‘Le Pouce’, que fica em Paris, na França, e foi feita por César Baldaccini, em 1965.







borboleta

borboleta
amor